Whitby – Uma Cidadezinha da Inglaterra que Vale a Pena Conhecer!

Quando falamos em lugares interessantes na Inglaterra, a maioria das pessoas logo pensa em cidades como Londres, Manchester ou Liverpool. Entretanto, existem muitos outros tesouros escondidos neste país e que também são surpreendentes. Um deles é a pequena Whitby; uma cidadezinha à beira-mar, localizada na costa leste do condado de Yorkshire, banhada pelo rio Esk e que fica a apenas 414 km da capital inglesa.

Considerada patrimônio mineral, turístico e marítimo, nosso destino de hoje possui pouco mais de 13 mil habitantes, mas se destaca por sua forte vocação para o turismo e também por história muito famosa que foi inspirada lá. Como é bem pequena; um dia é o suficiente para conhecer toda a cidade, seus pontos turísticos, histórias e belas paisagens.

E é exatamente sobre nossa passagem por Whitby, esta bela vila portuária, que nós vamos falar hoje e, claro, também mostrar muitas fotos incríveis e dar superdicas sobre este maravilhoso lugar.

Pontos Turísticos, Sugestões e Curiosidades sobre Withby

Localizada estrategicamente entre duas montanhas, a veia turística de Withby ganhou força a partir de 1839, quando uma estrada de ferro passou a dar acesso à cidade, facilitando o transporte dos turistas por meio de viagens de trem. Outro ponto que favorece a atratividade do condado é a sua proximidade com o parque nacional de North York, um dos mais conhecidos da Inglaterra.

Entretanto, seu principal ponto turístico são as ruínas de Whitby Abbey, um antigo mosteiro fundando, em 657, no alto da costa da cidade, pelo rei Oswy de Northumbria, em comemoração por sua vitória sobre o rei da Mércia, o pagão Penda.  Um lugar realmente incrível e que vale a pena colocar em seu roteiro de viagem.

Além de ser um centro de aprendizagem onde alguns dos maiores poetas da literatura anglo-saxã surgiram, a abadia era ainda um convento que recebia homens e mulheres e também onde eram enterrados os membros da família real, durante o reinado de Deira. Portanto, prepare-se para encontrar um velho cemitério lá.

Porém, ao ver as fotos, não pense que as ruínas de Whitby Abbey são apenas fruto da degradação do tempo. Sucessivos ataques, século após século, de Vikings, do Rei Henry VII e também de bombas na Primeira Guerra Mundial, ajudaram a desconstruir o cenário, que lembra muitos filmes medievais ou de terror, mas que ainda assim, é muito bonito e fascinante.

Dica 1Conheça um dos Heróis do Lugar

Se você gosta de visitar museus e conhecer mais a fundo a história dos lugares para onde viaja, em Withby tem um museu dedicado ao Capitão Cook, famoso no lugar por ter guiado, em 1770, o primeiro navio a cruzar oceano e chegar à Austrália. Fica na costa oposta ao mosteiro e, lá você encontra também uma estátua em homenagem a ele, um dos maiores heróis da navegação inglesa.

Dica 2Experimente Fish and Chips

Uma das especialidades da cozinha inglesa é o famoso Fish and Chips, que nada mais é do que um prato feito à base de peixe e batata frita, mas claro, todo lugar confere seu toque especial. Portanto, mesmo já tendo provado, vale a pena apreciar esta delícia e conferir o sabor local.

Ah, e se você gosta de cervejas especiais, vale também experimentar as criações feitas na região de Yorkshire, que são servidas nos pubs e restaurantes da cidade.

Dica 3 – Como também é uma cidade portuária, o vilarejo possuiu faróis e um belo e longo píer, onde é possível caminhar no final da tarde, observar o mar, as ondas e o sobrevoar dos pássaros. Bem romântico!

Curiosidade – Foi em Withby que durante férias, o famoso escritor irlandês, Bram Stoker, teve a inspiração para escrever um dos romances góticos mais conhecidos e aclamados da literatura e do cinema: Drácula.

Como Chegar à Withby

Como moramos em Vancouver, no Canadá, a uma distância de 4532 km de Withby, nosso itinerário de viagem foi um pouco diferente, mas também sem nenhuma dificuldade. Na cidade onde vivemos existem cinco opções de voos, com partidas direto para dois aeroportos de Londres (LHR Heathrow e LBV Gatwick).

Para chegar ao destino final, às alternativas são: pegar uma carona solidária, ônibus ou ainda alugar um carro e percorrer os 414 km dirigindo.  Os pacotes com voo mais transporte, variam de mil a oito mil euros, mas claro, os valores variam conforme a época e as datas escolhidas, tanto para mais como para menos.

Gostou de viajar com a gente até Whitby? Tenho certeza que sua imaginação foi conosco até esta charmosa cidadezinha inglesa. Para nós foi mais uma experiência fantástica e que vai entrar para o hall das melhores memórias das jovens aventuras deste casal brasileiro pelo mundo. Continue viajando conosco, será um prazer ter a sua companhia!

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.