Geralmente o processo ou a expectativa de solicitar um VISTO e ser aprovado pode assustar bastante, principalmente por termos o importante, mas não tão poderoso passaporte brasileiro, que muitas vezes mais complica do que facilita.

[BANNERGAL] Mas, independente de qualquer coisa, fique tranquilo, eu vou compartilhar como consegui organizar sozinho todos os meus processos e solicitações de VISTO e ter todos aprovados, isso mesmo, eu nunca tive um VISTO negado, bem pelo menos até aqui. rs

Visto canadense aprovado

Eu no Moraine Lake, Banff National Park, Alberta Canada em 2007

Os países em que já solicitei e tive o VISTO aprovado foram os Estados Unidos e Canadá, no caso do VISTO americano eu tive o mais popular B1 (Negócios) e B2 (Turismo), porém eu entrei nos Estados Unidos com o B1, pois, foi uma viagem de negócios, já no Canadá, entrei como estudante.

[BANNERGAR]Sempre ajudo amigos e familiares no pedido de VISTO e até aqui, ninguém que eu ajudei teve o VISTO negado, então acredito que no mínimo a perspectiva ao qual eu organizo e vejo os processos dos consulados e embaixadas estão no caminho certo.

A posição do oficial na análise do VISTO

O oficial que faz a análise do pedido de VISTO trabalha o dia todo analisando documentos ou no caso dos Estados Unidos fazendo entrevistas, e sente o cheiro de longe do “jeitinho brasileiro”, a famosa malandragem de contornar regras e requerimentos e isso é muito, mas muito mau visto por eles e já gera uma pré-disposição em recusa.

Em resumo de tudo que possam te perguntar ou pedir o objetivo é só um, querem saber se você não vai descumprir as regras que serão impostas a você pelo seu tipo de VISTO, seja trabalhar ilegalmente ou exceder o tempo de permanência.

Dicas para ter seu VISTO americano aprovado

No caso dos Estados Unidos é feita a famosa entrevista, e sinceramente, vejo pessoas carregando milhares de papeis e super ”armados”, ou seja, cheio de explicações e uma tensão diferente do simples nervosismo normal, é um ar extra, que com certeza levanta suspeitas.

Meu conselho no caso da entrevista, é antes de tudo, se mantenha calmo e responda olhando nos olhos do oficial de forma objetiva o que ele perguntar, nada mais, não fique falando demais, excedendo explicações, só responda o que perguntar e direto, sem rodeios.

Quando tirei meu VISTO e renovei, não precisei mostrar nada de documento, e mesmo assim eu levei uma pastinha transparente fina, aquelas que cabem só uns 5 papeis com pouca coisa e pronto, não demorou nem 2 minutos de entrevista e já estava com VISTO aprovado.

No novo pedido ou renovação do VISTO americano, caso você tenha entrado e cumprido as regras do seu VISTO, vai ser ainda mais fácil, pois você já começa a ter um histórico positivo com eles e realmente eles não questionam muito, são duas perguntinhas geralmente e pronto, VISTO aprovado.

Susquehanna River, Pennsylvania, USA. - 2005

Susquehanna River, Pennsylvania, USA. – 2005

Dicas para ter seu VISTO canadense aprovado

Aviso: Viu em algum lugar sobre isenção de visto para o Canadá? Leia meu post “Isenção de visto para o Canadá não é para todos!“.

O Canadá diferente dos Estados Unidos não faz entrevista em regra, somente em casos muito específicos, e você pode fazer o pedido de visto totalmente online e sozinho pelo site do CIC ou pelo CVAC (Centros de Solicitação de Vistos para o Canadá), eu particularmente prefiro tomar conta do processo e ter tudo sobre controle.

Como o oficial vai te avaliar somente pelos documentos, mostre organização extrema e peque pelo excesso de documentos e não pela falta, pois se mandar um documento que eles não consideram, eles simplesmente não vão analisar e vão focar nos que valem, isso não vai parar seu processo, já a falta de documentos sim, pode gerar negativa.

Aconselho fortemente a utilização da Letter of Explanation (Carta de Explicação), que é um documento opcional, onde você pode escrever em português mesmo o motivo da sua viagem e o benefício para sua vida profissional e pessoal com relação ao Brasil, um detalhe muito importante, mostre na carta que sua experiência fora do Brasil vai valer para sua realidade no seu país e não no Canadá, como uma clara demonstração de vinculo e de retorno.

Uma outra dica é criar um check-list dos documentos enviados e anexar no processo também, como primeira página, isso vai mostrar ao oficial que houve planejamento e organização e isso ajuda na pré-disposição ao qual ele vai analisar tudo, sinceramente, pense se fosse você, coisas organizadas da gosto de mexer, eles não são extraterrestres, são normais.

E por fim, revise com muita calma e se possível antecedência para não deixar faltar nada, se pedirem 3 meses de extrato, não mande 2 meses, mande 4 ou 3, pois pode parecer que você está escondendo algo entende? Então como falei, peque pelo excesso e não pela falta.

O VISTO aprovado NÃO é entrada garantida

Muitas pessoas não sabem, mas o VISTO que é colado no seu passaporte quer dizer que você passou pelo crivo inicial de um oficial local no seu país e preencheu todos os requisitos para entrar no país, porém, ele não garante sua entrada, na entrada no seu país de destino um oficial de imigração pode refazer a entrevista e é ele quem tem o poder do carimbo de aprovado ou recusado.

Sim, eu já vi pessoas saírem daqui com VISTO, chegarem no país e por contradição ao que ele declarou aqui, gera uma grande desconfiança e acaba tendo sua entrada no país negada.

Mas se você não está indo com objetivo de ficar ilegal, de mentir e aplicar o “jeitinho brasileiro”, provavelmente não vai nem perceber toda burocracia, tudo vai ser muito fácil e tranquilo, porque todos estes procedimentos foram criados para pegar os espertinhos e não você, os Estados Unidos e Canadá querem os brasileiros viajando para lá, só que não querem os maus intencionados.

Boa viagem, vai dar tudo certo amigo, invista tempo e prossiga com seus sonhos.

Links úteis: