Trilha para iniciantes: como começar, o que levar e onde ir

É comprovado que estar em contato com a natureza alivia o stress, diminui a ansiedade e aumenta a produção do hormônio responsável pela sensão de bem-estar e prazer. Além dos benefícios físicos que explorar a natureza proporciona, para mim é onde me sinto mais viva, cheia de energia e preenchida de gratidão.

Fazer trilha (em português) ou hiking (inglês) é um ótimo caminho para você começar a descobrir todas essas sensções e explorar as belas paisagens que Vancouver e toda a província de British Columbia tem para oferecer.

Se você assim como eu não teve essa vivência na infância ou nunca fez nenhuma trilha antes, a ideia de andar no meio da floresta no Canada pode parecer um pouco intimidadora no começo. Acredite, eu já estive no seu lugar antes e também já senti muito receio e dúvidas tais como onde ir, o que levar, o que vestir e se era preciso investir em equipamentos caros para começar.

Trago aqui um guia, baseado nas minhas experiências, com dicas essenciais para você começar as suas próprias aventuras.

1 – Conecte-se com outros praticantes de trilha

Considerando que você é iniciante, eu recomendo fortemente que não vá sozinho. Acidentes podem ocorrer e você não vai querer estar desacompanhado se algo acontecer. Se você conhece algum amigo que gosta e já faz hiking peça para ir com ele da proxima vez. O que não é muito difícil no Canada. A maioria ficará feliz em compartilhar trilha e conhecimento com você.

Com a gente foi assim e o que foi ótimo, pois nossos amigos nos deram todas as dicas que precisávamos para começar, além de nos sentirmos mais seguros.

Registro do nosso primeiro hiking / Our first hiking buddies.

Estamos sempre procurando uma trilha nova para explorar e, se quiser acompanhar a gente é só nos contactar através das nossas redes sociais.  Ficaremos super felizes em replicar o mesmo com você. Existem também os grupos de facebook onde facilmente você econtrará uma galera com o mesmo interesse.

Se decidir fazer a trilha sozinho, avise seus amigos e familiares onde você está indo e a previsão de retorno. Você que assistiu o filme “Into the wild” (Na Natureza Selvagem) sabe do que estou falando.

2 – Escolha a trilha

É muito importante que você escolha uma trilha adequada para o seu condicionamento físico. O hiking é para ser prazeroso e não um desafio doloroso.

Opte por uma trilha fácil para começar, lembre-se que você vai subir e descer. Que seja um destino popular e bem sinalizado para que você não se perca na floresta ou montanha.

Vou escrever um novo post sobre as minhas trilhas preferidas ao redor de Vancouver, mas aqui são algumas das que eu indico se você vai começar:

– Deep Cove em North Vancouver;

Vista da trilha no Deep Cove.

 

– The Lower Falls trails no Golden Ears Provincial Park;

Cachoeira – Trilha The Lower Falls.              

 

– Lynn Canyon em North Vancouver entre outras.

Lynn Canyon Park – 2016

 

O AllTrails é um ótimo site para pesquisar sobre trilhas, distância, elevação e dificuldade das trilhas. Nele você também consegue explorar informações sobre trilhas perto de você ou da cidade da sua escolha.

Eu particularmente adoro o site e acho super útil. Fica a dica!

Se você conhecia, já usa ou conhece outro site legal para indicar, deixe nos comentários que eu vou adorar conhecer, além de ser útil para outras pessoas também. A ideia aqui é somar e compartilhar.

3 – Planeje a sua trilha com antecedência

É muito importante que você se planeje com antecedência e estime o tempo que vai gastar para completar o hiking. Sempre avise um amigo ou familiar os detalhes da sua rota, para que caso ocorra uma emergência, saibam onde você está.

Outra dica muito importante: confira sempre a previsão do tempo! Você não vai querer subir uma montanha com chuva e correr o risco de algum acidente acontecer.

4 – Carregue o essencial: o que vestir e levar no seu primeiro hiking

 Uma das melhores coisas do hiking é que você não precisa investir em muitos equipamentos ou gastar muito dinheiro para começar.

Escolha roupas leves, tênis de corrida ou botas de hiking que sejam confortáveis.

Lista dos itens que considero essencias para o seu primeiro hiking:

Minha irmã Michelle Couto em seu primeiro hiking no Canada. Deep Cove Fevereiro/2020.

 – mochila pequena

Uma packback de 15 ou 20 litros é suficiente para você levar a sua garrafa de água, snacks, e guardar o seu casaco caso sinta calor.

– água e snacks

Por experiência própria: leve mais água do que você acha que vai precisar ou tenha um filtro de água. De modo geral, se consome 500ml de água em atividade física moderada. Mas claro que isso depende do seu condicionamento fisíco, tipo de corpo, idade, temperatura e a intensidade do seu hiking. Uma boa dica é ter aquelas mochilas com a bolsa de água acoplada que armazenam até 3 litros de água.

Em termos gerais, leve sempre mais água e snacks caso a subida demore mais que o planejado.

– Mapa do hiking

Embora todos nós tenhamos acesso aos mapas em nossos aparelhos celulares é sempre uma boa ideia ter o mapa impresso caso seu celular acabe a bateria ou a trilha não esteja bem sinalizada.

 

Dica importante: a sinalização das trilhas são placas laranjas presas nos troncos das árvores sinalizando o caminho. Quando estiver na trilha procure sempre pela próxima marcação para ter a certeza que está no caminho certo.

Sinalização das trilhas

– Proteção contra o sol

É sempre bom levar protetor solar, óculos de sol e boné.

– Lanterna

É sempre recomendado levar uma lanterna caso algum acidente aconteça ou demore mais que o previsto.

– Primeiros socorros

Não substime o hiking. Repito, acidentes podem acontecer.

Dica: Tenha sempre uma pomada chamada “After bite”,  ela alivia muito as picadas de mosquito. Sim, no verão geralmente as trilhas são cheias deles.  

Pomada After Bite. Photo by Wallmart Canada

 

5 – Não deixe rastros: pack in pack out

Seja consciente e deixe a trilha como a encontrou para que todos possam aproveitar a natureza como ela é.

Aqui está o link do programa “Leave no trace – Canada” (Outdoor Ethics) para conhecimento e conscientização https://www.leavenotrace.ca/home

 

Sinceramente espero que essas dicas ajudem você a se preparar para seu primeiro ou próximos hikings.

Se as nossas dicas te ajudaram e te inspiraram a fazer sua primeira trilha, me marque no instagram @jovensaventuras para que eu possa curtir sua experiência. Eu vou amar ver isso!

Alguma dica que gostaria de acrescentar para iniciantes? Escreva nos comentários e vamos nos ajudar.

Enjoy hiking!

Nayara Couto.

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

2 Comentários
    • Nayara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.