Seja consciente da realidade e transforme sua vida

Este é um tema que me interessei muito após alguns conflitos, crises de ansiedade e total esgotamento psicológico e emocional. Posso até revelar que muitas vezes me encontrei infeliz e sem motivação nas atividades que geralmente sempre me deram muita alegria, energia e força (trabalho e família).

Quando estamos focados em objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, nós geralmente visualizamos, sonhamos, projetamos e corremos atrás para que tudo aconteça, uns com maior energia outros menos, mas cada pessoa com sua personalidade e diferença.

O ponto crítico não é no início, mas sim durante, pois as áreas de sua vida de alguma forma vão se envolvendo e misturando, o que é normal porque você é um só correto? Claro que nos organizamos para que tudo esteja em seu lugar, e isso é muito bom e deve ser praticado.

Agora o ponto em que eu gostaria de compartilhar que tem transformado minha vida e assim tudo em minha volta é o que eu chamo de “Consciência da realidade”.

Você já se pegou indo para uma reunião e olhando para o relógio a cada minuto ou até imaginando sem parar o que pode acontecer se chegar atrasado, o que vão pensar, que imagem você vai passar, e o trânsito fica ainda pior e você intensifica toda esta tortura na cabeça?

Já parou para refletir a distração ineficiente e sem efeito que é toda esta descarga de stress? Se você já está indo para reunião, já agiu, e está fazendo o melhor que pode com o que tem nas mãos, porque se torturar olhando para o relógio a cada minuto e ficar mais nervoso? Isso não muda em nada o resultado, somente seu estado psicológico e emocional. Neste caso agir “consciente da realidade” seria ir para reunião e focar no trânsito, no carro, fazer seu melhor e deixar acontecer, assim você vai chegar à reunião no mesmo horário, porém, mais tranquilo, ciente da situação, sem agonia ou stress.

É importante lembrar que mudança real se faz com ação e não com imaginação.

Outro exemplo clássico, você tem uma reunião importante amanhã cedo e acabou de chegar em casa do trabalho, sua esposa ou seu marido estão em casa e você está com a carga de stress ou responsabilidade no nível máximo, geralmente ficamos vivendo a ilusão de estar no compromisso de amanhã, o que fazer, como fazer, e acaba perdendo o momento com a família, não sente o sabor dos alimentos no jantar, não relaxa, dorme mal, atrapalha seu relacionamento e no outro dia a reunião acontece da mesma forma, você se torturando com antecedência ou não.

Neste outro exemplo, agir consciente da realidade seria se preparar para a reunião durante o período do trabalho e quando for para casa, durante seu caminho já ir relaxando e exercitando sua mente que agora é momento de desacelerar, desligar, relaxar, olhar nos olhos dos familiares, sentir o sabor dos alimentos no jantar, aproveitar bem seu banho e estar ciente de que tudo que poderia ter feito para reunião ser ótima foi feito na prática, e que ficar imaginando ou se torturando não vai mudar em nada os resultados.

Exercitar e praticar ser “consciente da realidade” te faz estar mais presente na vida, dedicar toda energia quando é preciso, aumenta extraordinariamente o foco e concentração e ainda evita doenças, isso mesmo, como seu stress será reduzido a sua saúde melhora e a imunidade aumenta, sou prova viva disso.

Na tomada de decisões, também devemos aplicar a prática da consciência da realidade. Digamos que você tem que demitir um funcionário caso seja patrão, e você sabe dentro de você e todas as circunstâncias mostram que deve proceder com esta atitude, você já fez seu melhor para motivar e/ou mudar as atitudes do colaborador e nada mudou, o que geralmente fazemos? Nos torturamos novamente, pensamos que ele vai ficar chateado, que pode sofrer financeiramente ou emocionalmente, que pode entrar na justiça e por ai vai. Agir consciente da realidade é encarar os fatos e não a sua imaginação e tomar uma atitude firme, sem dar margem para ficar se torturando, o seu “Não” para ele pode ser a melhor coisa que acontece na vida dele, pode liberá-lo para procurar um emprego que se adapte melhor, seja mais feliz, que consiga dar 100% de seu potencial.

Por fim, gostaria de deixar claro que é uma prática que pode ser difícil no início, pois a partir do momento que você fica alerta para identificar quando você fica se torturando ou se projetando, algo que não muda em nada os resultados, você vai perceber que faz isso muito mais do que imaginava.

Mas eu garanto para você que, conforme vai praticando e construindo a crença de considerar fatos, a realidade atual, tomar atitudes possíveis e estar presente 100% em cada momento tudo vai ficando mais natural e prazeroso.

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.