Qual o tipo de comida levar para trilha ou trekking
|
Existem diversas etapas que precisam ser pensadas antes de qualquer trilha: reservas, equipamentos essenciais, trip plan e é claro a comida. Por isso é necessário planejamento!
Não importa se a trilha é curta ou se é um trekking que vai durar dias, em todos os casos é preciso pensar na logística e quais os alimentos serão colocados dentro da mochila.
Mas, você sabe qual o melhor tipo de comida levar? O que deve ser considerado na hora da escolha? O que faz a comida ser boa para uma trilha ou trekking?
Separei algumas dicas que podem ser úteis para as suas próximas trilhas.
Escolha alimentos nutritivos e leves
Ninguém gosta de carregar peso sem necessidade. Quando o assunto é trekking, isso é ainda mais importante. O ideal é sempre reduzir o peso da mochila ao máximo. Por isso, além de levar apenas as roupas e utensílios realmente necessários, escolha alimentos que tenham alto valor nutricional e que ocupem pouco espaço na mochila.
Prefira alimentos que façam parte da sua rotina
Evite levar comidas que você nunca experimentou, afinal, ter problemas intestinais na trilha não é nada agradável. Portanto, dê preferência ao que você está acostumado a comer.
Planeje as refeições
Planejamento é a palavra-chave, principalmente nas trilhas mais longas. Eu sempre planejo a comida de acordo com a quantidade de dias e refeições que serão feitas.
Para mim, o café da manhã e o jantar são sempre as refeições mais importantes, por isso, são as mais robustas afim de garantir energia para o dia de caminhada e igualmente para a recuperação muscular.
Tipos de comida para trilha ou trekking
Existem várias opções de comida para trilha ou trekking, sendo as mais comuns a enlatada, fresca, instantânea, liofilizada e a desidratada.
Comida enlatada

Se você está na transição do acampamento de carro para o de mochila, provavelmente vai ficar tentado a levar aquela sua sopa favorita. Entretanto, não faça isso!
Eu confesso que já cometi esse erro no nosso primeiro backcountry camping no View Point Beach. A comida enlatada é muito pesada (já que contém muita água), além disso, produz muito lixo.
Comida fresca

Frutas e carnes são tentadoras, mas sem a refrigeração adequada, estragam rapidamente. Alguns trilheiros, e nessa eu incluo o Bruno, congelam comidas e carnes em casa para depois cozinhá-las na trilha.
Este método proporciona alguns jantares “gourmet” deliciosos, mas não funciona depois da primeira noite, a menos que esteja no inverno.
Comida instantânea
É possível e fácil montar refeições usando alimentos que você encontra nas prateleiras do supermercado. O famoso macarrão instantâneo, arroz ou quinoa.
Comida liofilizada

As refeições liofilizadas são aquelas conhecidas como comida de astronalta. De maneira similar, elas passam por vários processos de desidratação para remover a água e torná-las compactas, garantindo o sabor e extendendo a validade.
Para cozinhá-las basta adicionar água fervente e deixá-las reidratando por alguns minutos.
Elas são muito conveniente para trilhas e trekking, porém caros na minha opnião.
Comida desidratada

A melhor opção de comida para trilha e trekking para mim é a desidratada.
Você pode tanto comprar ou desidratar suas próprias refeições em casa utilizando um desidratador doméstico. As possibilidades de desidratar em casa são ilimitadas, podendo preparar refeições ricas em nutrientes e dividi-las em porções que funcionam especificamente para você.

Desidratar leva tempo, então é preciso se planejar e preparar com antecedência as refeições.
O que faz a comida ser ideal para uma trilha ou trekking?
Quando se trata de comida para caminhada de longa distância ela precisa atender os seguintes critérios:
- gostosa: obviamente, escolha suas receitas favoritas.
- sustância: planeje porções que vão saciar a sua fome.
- fácil: refeições de uma panela ou que utilizam a própria embalagem são as melhores. E, por consequência, tornam a limpeza muito mais fácil!
- rápida: a refeição ideal é aquela que fica pronta rapidamente e, portanto, gasta menos gás. Refeições com água fervente são as mais eficientes nesse quesito.
Foque no simples e descubra o que funciona para você

Comer na trilha não é algo tão complexo quanto parece, pelo contrário. Quanto mais simples e naturais forem os alimentos, mais nutritivos eles tendem a ser.
Além disso, comida de trilha não é sinonimo de barrinha de cereais ou miojo. Existem diversas opções! Eu sempre fico de olho no que os meus amigos ou outros trilheiros estão levando e tento me inspirar.
Por fim, com o passar do tempo você vai descobrir o que funciona melhor e o cardápio que mais agrada.
Então, boas trilhas e divirta-se cozinhando.