Programa de Homestay ou alugar quarto diretamente?

Nos últimos tempos temos visto uma multidão de pessoas indo para intercâmbios, universidades e até imigrando para o Canadá, e uma das principais dúvidas e até pânico é onde vou ficar?

Está é uma pergunta muito comum aos agentes de viagem e até estes ficam inseguros quanto às certezas e afirmações aos seus clientes.

Considerando isso gostaria de esclarecer a real diferença destas opções e como organizar você mesmo sua hospedagem, podendo gerar grandes economias.

O que é Homestay na prática? A maioria das pessoas não sabe disso!

Na resposta desta pergunta há muita confusão, as pessoas pensam que o programa de homestay é um quarto alugado para se dormir e/ou uma cozinha para se comer, e na verdade o programa de homestay não tem nada haver com isso, inclusive o quarto e a cozinha são os menos importantes neste cenário.

Quando se contrata o programa de homestay, é importante se ter em mente que está contratando um pacote de serviços, e todos eles fazem parte do valor pago, são eles:

  • seleção/escolha da família com maior compatibilidade com seu perfil;
  • tempo para prática do idioma (a família não pode ficar ausente o tempo todo);
  • acesso à convivência e privacidade de uma família local;
  • serviço de instrução inicial (como utilizar o transporte público, hospitais, escola, dúvidas culturais…);
  • suporte em caso de emergência;
  • às vezes, dependendo do pacote, até ajuda para fazer qualquer dever de casa (homework).
  • quarto mobiliado;
  • acesso à cozinha para as refeições; e
  • também dependendo do pacote, refeições prontas. (Onde você pode até ajudar a cozinhar)

É extremamente importante ser sincero na ficha de solicitação do serviço de homestay, pois a casa pode ser maravilhosa, mas a família não, ou a casa pode ser simples, mas a família é tão incrível e receptível que realmente transforma a experiência em algo mágico e cheio de aprendizado.

Caso você contratou este serviço e com base na lista acima acha que sua família não cumpriu tudo, quero te dizer que te entregaram um produto pela metade.

Muitas pessoas ficam chateadas por não ter acesso a fotos da casa em que vão ficar antes de contratar, bem a casa em si é sim importante, mas o que transforma o programa em algo especial é como a família se comporta ao receber o estudante e isso a pessoa não consegue identificar ao ver a foto de um quarto não é mesmo?

Eu só compreendi a fundo após conquistar uma vaga de Market Development Manager em uma empresa deste setor em Vancouver-BC, eu já tinha vivenciado o serviço de homestay antes em 2007 quando estudei inglês intensivo, mas não sabia o que se passava nos bastidores, no que a família se compromete ao assinar o contrato com as empresas que oferecem este serviço, e vários outros aspectos.

Caso queira conhecer a empresa que estava trabalhando: http://www.homesweethomestay.com (Sai da empresa mas ainda recomendo, tenho boa amizade com o dono e ainda ajudo ele com consultoria em marketing. rsrs)

Alugar um Quarto Diretamente 

Se você vem com objetivo de morar, imigrar, e está buscando um local para se hospedar por menos de 1 mês, esta sem dúvida é a melhor opção para você. Isso mesmo, o programa de homestay não é voltado para quem quer uma hospedagem apenas, e inclusive por ser com duração curta (menos de 4 semanas).

Você pode alugar um quarto pelo site do AirBNB, atualmente a opção mais segura e eficaz sem dúvida, neste site você vê fotos do quarto, localização da casa e o mais importante, depoimentos de quem já se hospedou por lá. Eu já utilizei e ainda uso os serviços deste site!

Atualmente não existe melhor escolha, pois assim você paga por diária, fica quanto tempo precisar e não precisa ter contato com a família, tem muitos quartos em que você praticamente entra e sai sem ter nenhuma conversa com o dono da casa, eu já vi muitos casos assim.

Comparação das opções e suas motivações

Opção de ProgramaMotivações/Expectativas
HomestayContato com uma família local

Ter alguém para lhe receber e dar as primeiras orientações

Um quarto mobiliado

Acesso a um banheiro e a cozinha

Seguir regras e se envolver na rotina de uma família

Hospedagem igual ou superior a 4 semanas

Alugar um quarto diretamente (AirBNB)Quarto para dormir

Acesso a um banheiro e a cozinha

Hospedagem inferior a 4 semanas

Espero que este texto tenha ajudado.

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

8 Comentários
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.