Nosso processo desde o Brasil até receber o PR (Permanent Resident)
|É muito bom chegar até aqui para escrever este relato para vocês, posso afirmar que não foi fácil mas nada que planejamento, dedicação, paciência (muita…) e perseverança não resolva.
Tudo começou quando fui ao Canadá em 2007 para um programa de intercâmbio de 30 dias o que plantou uma semente de um dia voltar para viver por aqui. Nossa decisão (casei em 2009) de imigrar foi tomada em 2013 e fizemos um planejamento com meta de chegarmos no Canadá em 2015.
Toda nossa estratégia da aplicação do visto de estudante, trabalho após graduação (PGWP-Post Graduate Work Permit) e imigração foi feito com base nas informações compartilhadas gratuitamente pelos irmãos Prézia (Portal Canadá para Brasileiros) nos podcasts que acompanhei desde o número 01 até o número 100 e no fórum de discussão. Tenho muito o que agradecer a eles.
O único processo que não fizemos sozinhos foi o do PR (Permanent Resident), o qual aplicamos pelo programa BC PNP (Provincial Nominee Program) e contratamos os serviços da Marilene da e-Visa Immigration, ela foi muito profissional e tratou nosso processo com muito carinho do começo ao fim. Todas as outras etapas fizemos sozinhos.
Tenho alguns outros posts que pode lhe interessar:
- Visto Canadense: 5 passos para tirar o seu visto para o Canadá (Como eu fiz e deu certo)
- Não ande com passaporte, faça uma identidade Canadense
- Brasil X Canadá: estudo profundo sobre as diferenças culturais
Então chega de enrolação e aqui vai nossa linha do tempo:
- Novembro de 2013 até Março de 2014
Preparação para o IELTS acadêmico, minha prova foi agendada para 15 de março de 2014 em Brasília.
– IELTS: como eu me preparei e tirei boa média
– IELTS: estrutura da prova e dicas especiais - Março até Maio de 2014
Pesquisa e escolha da faculdade. Decidi pelo curso e instituição no dia 29/05/2014 (Tenho até hoje o e-mail que respondi para quem estava me atendendo na faculdade). - Julho de 2014
Apliquei para faculdade no dia 07/07/2014 e recebi a carta de aceitação 31/07/2014.
– Faculdade no Canadá: como procurar e matricular em 3 passos - Janeiro de 2015
Aplicamos para o visto de estudo para mim e de trabalho para Nayara no dia 16 de Janeiro de 2015, dia 20 recebemos o pedido de exame médico (Isso mesmo, em 4 dias.) e dia 27 tivemos o visto aprovado e o passaporte solicitado.
- Fevereiro de 2015
Compramos passagem aérea, seguro de viagem e locamos pelo AirBNB 1 semana de hospedagem. - Março de 2015
Chegamos em Vancouver dia 12 de março. - Abril a Maio de 2015
Procura e conquista do primeiro emprego da Nayara (começou dia 28 de abril), começo das minhas aulas na faculdade em Maio e também conquista do meu trabalho part-time.
– Primeiro emprego no Canadá sem domínio do inglês - Agosto de 2015
Mudei de emprego part-time, agora na minha área de T.I. - Abril de 2016
Conclui meu curso na faculdade e solicitei a carta para solicitar o PGWP (Post Graduate Work Permit), agora para poder trabalhar full-time. - Julho de 2016
Solicitamos o PGWP e recebemos os novos work permits, agora ambos com permissão de trabalho sem restrição de horas. - Agosto de 2016
Recebi um novo contrato do meu empregador como tempo integral e uma proposta de sponsor para meu processo de imigração. - Outubro de 2016
Aplicação para o BC PNP no dia 15 de outubro e recebi a nomeação pela província no dia 27 de outubro, esta parte foi bem rápida. - Dezembro de 2016
Enviamos nossa aplicação junto com a nomeação da província para a etapa federal. - Fevereiro de 2017
Recebemos a carta de confirmação do processo federal (AOR – Acknowledgement of Receipt), agora era só esperar pelo prazo anunciado no site do CIC de 16 meses (haja paciência!). - Setembro de 2017
Recebemos a carta do governo solicitando o pagamento da taxa para emissão do PR (Right of Permanent Residence Fee), efetuamos o pagamento e ficamos bem ansiosos. - Janeiro de 2018
Solicitação dos exames médicos para finalizar a etapa federal. - Março de 2018
Enviamos nossos passaportes dia 14, recebemos eles de volta no dia 28 e no mesmo dia fomos na fronteira para fazer o tão sonhado landing.
Veja abaixo o print do site oficial do governo sobre nosso processo:
É isso ai. Agora começamos uma nova etapa de nossas vidas, estamos muito felizes de termos vencido esse projeto estando mais fortes e certos da escolha que fizemos.
Que venha a cidadania agora!! =D
Olá Bruno, parabéns pelo PR, fico feliz que que tenham voltado com o blog. Eu me identifico com vocês pois o meu marido chama Bruno e eu sou advogada trabalhista como a Nayara e adoro ler o post – Primeiro emprego no Canadá sem domínio do inglês – é um exemplo para mim, pois no dia a dia da advocacia não usamos o ingles, então é somente o meu marido que domina o idioma.
Se Deus permitir um dia estaremos no Canada também.
Abraço para vocês.
Olá, Thalita.
Que bacana. Eu tenho certeza que se vocês se organizarem e estiverem juntos lutando pelo mesmo objetivo tudo vai acontecer.
Quando vierem, não esqueça de nos convidar para um café. =D
Abraço.
Oi Bruno!!
Vi o seu post sobre permanent resident no grupo do canadá, entrei na página e comecei a ver várias coisas, achei a página muito legal e está me ajudando em muitas coisas!
Eu e o meu marido estamos nos planejando para ir no ano que vem, eu vou estudar e ele trabalhar. Vou me inscrever pelo CIC, para visto de estudante, em que momento eu coloco ele para ter visto de trabalho?
Eu preencho todo o meu e somente adiciono ele no “Use of a Family Member Representative for Online Applications”?
Se você puder me explicar melhor como funciona para pedir o visto para os dois eu agradeço, para não ter nenhum problema quando fizer a solicitação.
Muito obrigada!
Olá, Tainah.
Obrigado pelo comentário. Fico feliz que nosso conteúdo esta lhe ajudando de alguma forma.
No passo a passo que publiquei no blog para tirar o visto canadense tem o primeiro tópico que é sobre o questionário, nele você vai informar os familiares que vão com você e ao final será gerado um código para pedir o visto, inserindo o código o sistema já vai estruturar os dois pedidos.
Segue o link: Visto Canadense: 5 passos para tirar o seu visto para o Canadá
Fico na torcida por vocês. Assim que der tudo certo, não se esqueça de passar por aqui para deixar seu relato.
Abraço.
Parabéns pela conquista de vocês Bruno! Fico muito feliz em saber que de alguma forma pudemos ajuda-los nessa mudança de vida.
Muito sucesso na vida de vocês! Abraços, Caio
Olá, Caio.
Puxa que honra ter você por aqui. Ajudaram sim, foram muitas horas e meses dedicados ouvindo os podcasts, alguns deles ouvi até 3 vezes.
Grande abraço.
Ola Bruno!!! PARABENS pela GRANDE conquista!! Nos recebemos o seu email chamando pro seu blog e ficamos muito felizes em saber que ajudamos voces a realizarem o sonho canadense! Que legal!! Gostariamos de agradecer pela sua simpatia e generosidade! Uma pergunta: podemos divulgar esse seu post em nossas redes sociais? Obrigado e PARABENS novamente Bruno!!
Olá, Guilherme.
Mais uma vez (já agradeci no comment do Caio) é uma HONRA receber o comentário de vocês. De verdade.
Vocês podem usar este post como quiserem, tem total autorização!
Muito obrigado!
Grande abraço.
Bom, para começar, parabéns aos dois por se tornarem residentes (oficiais).
Agora, permita-me algumas perguntas porque fiquei curioso com uma coisa que disse:
“primeiro emprego no Canadá sem domínio do inglês”
Como foi isso ? Vc fala ter ido à da faculdade em BC. Então o seu inglês deveria estar bom. Era a sua esposa que não falava bem inglês ? Qual a área em que ela trabalha ?
Conte mais sobre os empregos que conseguiram e como aconteceram para eu entender o processo, se não for incômodo.
Obrigado.
Olá, Kleber.
Obrigado pelo comentário. Todas as suas perguntas estão respondidas no post da minha esposa falando sobre o primeiro emprego dela:
https://www.jovensaventuras.com/primeiro-emprego-no-canada-sem-dominio-do-ingles
Dê uma lidinha pois está bem detalhado.
Abraço.
Acaber de ler o relato dela, Bruno.
Então vc sabia inglês e a ajudou na primeira entrevista.
Que bom que o gerente concordou que vc fizesse isso. Fica muito difícil conseguir um emprego sem alguém saber a língua para se comunicar.
Depois disso, é claro, o mérito é todo dela.
Tenho certeza que essa determinação vai levá-la longe !
Tudo de bom !