Imposto de Renda no Canadá: super dicas para esclarecer suas dúvidas
|Todo início de ano no Brasil é aquela mesma história de organizar documentos para declaração do imposto de renda, aqui no Canadá não seria diferente.
A Receita Federal do Canadá é chamada de Canada Revenue Agency e o website oficial é: http://www.cra-arc.gc.ca
Quem deve declarar imposto de renda no Canadá?
Basicamente todos que possuem SIN (Social Security Number) e residem no Canadá, incluindo quem está por aqui com visto de residente temporário (Estudos ou Trabalho).
Caso você voltou para o Brasil mas morou o ano anterior por aqui também deve fazer sua declaração. Quem sabe você tem imposto a ser restituído e nem esperava.
Documentos básicos que precisa conhecer para declarar seu imposto de renda no Canadá
T4: Informe de rendimentos gerado pelo empregador ao empregado, geralmente é entregue até o final do mês de Fevereiro com detalhes de seus pagamentos, impostos retidos na fonte e outros dados importantes que será lançado na sua declaração de imposto de renda.
T2202: Informe de pagamentos fornecido pelas instituições de ensino. Este é MUITO importante pois o valor lançado será considerado como crédito para abater em seus impostos, geralmente aumenta sua restituição. (Aquele belo cheque do governo em seu nome. =P)
T2125: Declaração de atividade empresarial ou profissional. Este formulário é utilizado por você na sua declaração do imposto de renda caso prestou serviços de consultoria ou freelancer por aqui. Caso você seja produtor de conteúdo, é neste formulário que você declara os seus recebimentos do Adsense.
Descomplicando sua declaração de imposto de renda
Calma. Você não precisa sofrer demais pensando em todos estes formulários, existem dois programas online (cloud based) que você pode criar sua conta gratuitamente e é só seguir o passo a passo para completar sua declaração. (“Mamão com açúcar” – como se diz em Goiânia se referindo a algo fácil)
- SimpleTax – www.simpletax.ca
- TurboTax (Preferido) – turbotax.intuit.ca
Eu já utilizei os dois acima e são muito bons.
Ah, tem outro detalhe, você não só prepara a declaração mas também já envia tudo online, não precisa se preocupar em imprimir e enviar por papel. (Eita modernidade que amo!)
Dicas valiosas
- Guarde todos os comprovantes de seus gastos com transporte público, sabe o passe mensal que você compra? Este mesmo. Você pode somar todo valor gasto no ano e lançar em sua declaração para abater em seus impostos.
- Caso veio com cônjuge, você pode dividir seu crédito gerado pelo valor pago para instituição de ensino e abater ainda mais impostos dos dois lados.
- “Carregue” créditos passados para o próximo ano caso não venha a utilizar. Se você tem crédito do ano passado ou retrasado e não vai utilizar, é MUITO importante que você declare ele no seu imposto de renda para ser possível utilizá-lo no futuro.
Link do CRA falando sobre isso: http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/tpcs/ncm-tx/rtrn/cmpltng/ddctns/lns300-350/323/crry-frwrd-eng.html
- Gastos com saúde: se você tem guardado os comprovantes de todos os seus gastos com médicos e remédios você pode lançar também na sua declaração.
- GUARDE TODOS OS COMPROVANTES: o pessoal do CRA são muito ativos no sentido de questionar as informações que você declara e podem pedir comprovante de tudo.
Olá Bruno, primeiramente parabens pelo blog, muito legais e uteis suas informacoes. Lendo este post sobre a declaracao de imposto de renda fiquei um pouco em duvida. Este será minha primeira declaracao aqui.
Esses sites como o Simpletax e Turbotax são tipo calculadoras apenas ou já dá pra enviar a declaracao por eles? E por que não fazer diretamente pelo site do CRA? Super obrigada.
Olá, Daniela.
Obrigado pelo comentário. Os sites não são apenas calculadoras, eles já preparam e submetem sua aplicação em tempo real com o CRA. Acredito que fazendo direto com CRA é bem complicado, você tem que saber preencher os PDFs, calcular seus impostos por conta própria e vários outros detalhes, eu não aconselharia.
Espero que dê tudo certo na sua declaração.
Abraço.