IELTS: estrutura da prova e dicas especiais

O IELTS é considerado o teste de proficiência do inglês mais famoso do mundo, são mais de dois milhões de pessoas realizando o exame do IELTS todos os anos.

IELTS - International Student

Eu fiz minha prova do IELTS em março de 2014 com objetivo de entrar para universidade no Canadá, sendo assim escolhi o formato acadêmico do teste, ou seja, o mais complexo.

Leia depois como eu me preparei para o IELTS e tirei boa média.

Quando marquei minha prova e comecei a pesquisar sobre como funcionava, pensei que iria fazer tudo em um único dia, e quando recebi o e-mail da confirmação do meu teste, foi marcado speaking (conversação) para uma sexta-feira e no outro dia, sábado, todos os outros três exames: writing (escrita), listening (compreensão) e reading (interpretação de texto).

Este formato que fiz não é regra, tudo vai depender do centro que você escolheu para realizar sua prova, no meu caso foi o British Council de Brasília-DF.

A diferença do IELTS Acadêmico e Geral

A diferença dos testes do IELTS acadêmico e geral está no exame de writing (escrita) e reading (interpretação de texto), as outras provas de speaking (conversação) e listening (compreensão) são exatamente iguais.

Uma coisa que fiquei um pouco decepcionado, pode até parecer um pré-conceito, mas é o fato de ter minha prova avaliada por brasileiros e não estrangeiros. Eu já vivi e aprendi inglês com brasileiros e professores nativos, os brasileiros são muito mais exigentes em quesitos desnecessários como sotaque, por exemplo, diferente dos nativos que não se importam com isso e sim com você se fazer entender claramente.

IELTS Acadêmico – Writing

No caso do writing (escrita) para o IELTS acadêmico, você vai ter 1 hora para escrever uma redação (essay) e um texto descritivo, sendo um baseado em um tema, que no meu caso foi de empreendedorismo, com no mínimo 250 palavras e outro no qual você tem que descrever os dados de um gráfico, tabela ou diagrama com no mínimo 150 palavras.

É importante que você compreenda a estrutura esperada neste tipo de redação do writing acadêmico, sendo introdução, descrição, contraste e conclusão. Tão importante quanto à estrutura é a utilização de palavras de níveis mais complexos, lembre-se que você está fazendo uma prova de nível acadêmico, com utilização de linguagem formal, veja abaixo alguns exemplos:

  • Juntar ou somar ideias: also, plus, in addition, further, furthermore, moreover, additionally, to add to that, next, in accordance with, accordingly, in agreement, finally, for instance, for example, in exemplification, exemplifying that, in fact, factually speaking, in terms of, and so forth, looking at the nexus between, in coordination with, along those lines, collectively speaking, generally speaking, indeed, undoubtedly, obviously, to be sure.
  • Comparação ou contraste de ideias: however, contrastingly, in contrast, on the contrary, on the other hand, To put it into perspective, from a different angle, nonetheless, nevertheless, but, yet, a catch to this is, sadly enough, as a hindrance, looking at the holdups, oddly enough, instead, in direct opposition, still, and rather.

IELTS Geral – Writing

No writing do IELTS geral você também tem duas etapas e 60 minutos para concluir, porém o nível é bem mais fácil. Basicamente na primeira etapa você tem que escrever uma carta para alguém solicitando informações ou explicando uma determinada situação. Na segunda etapa você tem que escrever uma redação (essay) com seu ponto de vista para um tema específico e não precisa ter a formalidade e a complexidade do modo acadêmico.

IELTS Acadêmico – Reading

No reading do IELTS acadêmico você tem que responder a 40 questões que vão avaliar vários aspectos da sua interpretação de texto, sendo elas: compreensão da essência, localização de respostas, identificação de autores, opiniões e argumentos.

No formato acadêmico geralmente são três textos longos e autênticos, ou seja, eles realmente existem e podem ser uma tese de universidade, pesquisa, matérias em jornais ou revistas entre outros. No meu caso foi uma tese científica de uma substância retirada da aranha para produção de roupas.

O que eu vou dar de dica aqui é a melhor técnica que já vi para este caso, não leia o texto, percorra as perguntas destacando palavras chave que possam ser a chave ou o sentido da questão e vá para o texto buscando em uma leitura rápida pela palavra ou sinônimo dela.

Veja abaixo uma vídeo aula do canal da professora Emma:

Lembre-se as perguntas são sequenciais aos parágrafos do texto, ou seja, a primeira pergunta vai estar entre as primeiras sentenças ou blocos de textos e não no meio ou no fim.

Se você tentar ler para compreender e depois responder, não vai conseguir concluir, e este é um erro muito frequente nesta etapa.

IELTS geral – Reading

Já no formato do reading para o IELTS geral, você vai encontrar conteúdo do dia a dia, normalmente coisas que ao estar no seu país de destino você terá de ler e compreender, por exemplo: jornal, revista ou um anúncio.

O número de perguntas é igual, são 40 questões para serem respondidas em 60 minutos. O que facilita um pouco é a linguagem utilizada, que é informal e direta.

IELTS Speaking

O speaking (conversação) do IELTS é aplicado por uma pessoa real, o que é diferente do TOEFL, que você tem de falar para um computador e é filmado para posterior avaliação, na minha humilde opinião, prefiro o formato do IELTS, eu me sinto melhor conversando com um ser humano. (rsrs)

Eu também fiquei meio chateado aqui, pois minha avaliadora era brasileira, tudo bem que o inglês dela era espetacular, mas tem aquela premissa de quando são brasileiros a visão crítica é maior, mas tudo bem, no fim deu tudo certo.

Este teste tem três partes, na primeira parte o examinador vai fazer perguntas sobre você, sua família, cidade onde mora ou nasceu, estudos e interesses em geral.

Na segunda parte você vai receber um cartão com um tema e vai ter um minuto para se preparar antes de começar a falar, ao iniciar você vai ter até dois minutos para falar do tema, lembrando que vai explicar sozinho, neste momento não existe conversa, e após terminar, o examinador vai lhe fazer uma ou duas perguntas sobre o que você falou.

“Se em algum momento deste teste você não souber responder algo, minta, invente, isso é permitido no exame, o speaking do IELTS não avalia a veracidade da questão, mas sim seu domínio para explicar e ser claro.”

E por fim, na terceira etapa, o examinador vai lhe fazer questões mais abstratas, de conceitos e ponto de vista derivados do tema da parte 2.

O teste do speaking do IELTS leva de 11 a 14 minutos no total, mas eu fiquei tão nervoso que tive de ficar respirando fundo e pareceu uma eternidade.

IELTS Listening

Quando entrei na sala para fazer este teste, fiquei um pouco apreensivo, pois fui colocado no fundo da sala e o som vinha de uma caixinha lá da frente e estava meio ruim, a qualidade não estava boa, mas graças a Deus consegui sair bem nesta prova.

Este teste leva 30 minutos e você vai ouvir nativos falando com diferentes sotaques, lembre-se que o IELTS é um exame britânico então pratique sua audição para pronúncia britânica e não americana.

O exame é dividido em quatro seções e você tem que praticar bastante as diferentes formas de falar valores, números de telefone, direções, horas, locais e coisas do dia a dia.

Bem é isso, acredite em você, pratique muito, não aceite estar cansado, dê seu sangue e tudo vai sair bem, só depende de você.

Boa sorte!

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

23 Comentários
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.