Faculdade no Canadá: como procurar e matricular em 3 passos

Após passar por todo o processo de pesquisa, aplicação, aceitação e conclusão do meu curso de faculdade aqui no Canadá, gostaria de compartilhar em 3 passos como você deve fazer para ter as seguintes garantias:

  • Suporte necessário para obter o visto de estudante (mais de 6 meses) do Brasil;
  • Escolher uma instituição confiável;
  • Trabalhar legalmente enquanto estuda;
  • Trabalhar legalmente após concluir o curso; e
  • Se tornar um residente permanente.

Não vou entrar em muito detalhe de comparação de cursos, se é pós-graduação, doutorado, mestrado, sobre validação de diploma, mas vou passar a visão geral que você precisa compreender e que vai valer para todos os níveis e cursos.

1) Pesquisa da faculdade no Canadá

Faculdade no Canadá

Compreendo que existem diversos fatores que influenciam na escolha de uma instituição de ensino, mas para que você tenha direito a todas as garantias que citei acima a universidade precisa primeiramente ser uma “Designated Learning Institution” (DLI), que é a validação do CIC (Citizenship and Immigration Canada – Departamento de Imigração do Canadá) de que a escola preencheu todos os requisitos mínimos requeridos pelo governo para receber alunos internacionais.

Existe um link no site oficial do CIC onde você pode filtrar as instituições por província e começar por ali, segue o link:
http://www.cic.gc.ca/english/study/study-institutions-list.asp

Ao obter a listagem copie o nome e jogue no Google para achar o site da instituição, recomendo que você faça uma lista top 10 ou top 5 e dedique tempo para analisar os cursos de cada uma.

Você vai descobrir que algumas instituições são mais focadas em áreas específicas como tecnologia, business, saúde… vai fazendo uma listinha das que você tem mais afinidade com os cursos.

Todas elas oferecem muita informação no site, dedique tempo, afinal será uma importante etapa em sua vida e carreira.

2) Verifique os requisitos mínimos de aceitação da faculdade no Canadá

Muitas pessoas me perguntam se faculdade no Canadá precisa prestar vestibular, e a resposta é não, não precisa, inclusive acho que esse processo é muito exclusivo do Brasil e nunca vi isso nos países que já tive contato. (EUA, Canadá e Inglaterra)

Porém, dependendo do curso e da instituição o processo pode ser bem complexo e restrito, mas no geral o que pedem é: certificado de proficiência em inglês (IELTS, TOEFL ou outro), histórico escolar e uma carta sua explicando os motivos que te levaram a escolher o curso.

Cada faculdade vai ter requisitos diferentes, não existe um requisito global, algumas vão pedir notas maiores nos testes de proficiência, outras nem tanto, podem pedir notas altas durante toda sua vida estudantil ou outras nem ligarem para isso, se você já é formado no Brasil  e queira dar continuidade aqui vão solicitar validação de diploma, enfim, tudo depende de cada escola e curso.

Você geralmente vai achar esta informação na descrição de cada curso no site da faculdade e eles costumam descrever bastante, não fique mandando e-mail direto para a instituição sem antes dedicar tempo procurando, eles não gostam disso, vão te responder com link no site e mandar você ler. (Já pra você ir entrando no clima.)

3) Aplicação na faculdade no Canadá

A aplicação é feita online pelo site da faculdade, geralmente você preenche um formulário inicial e depois com seu login e senha vai poder fazer upload (subir os arquivos) dos documentos necessários que você já tem em mãos e citei no passo dois.

Lembre-se que toda aplicação requer pagamento e o valor pode variar bastante, ou seja, você vai mandar o formulário, pagar a taxa, subir seus documentos e eles vão analisar se te aceitam ou não, você vai receber uma notificação por e-mail ou correio com a resposta final deles.

Por favor, não faça aplicação sem antes ter todos os documentos listados nos requisitos do seu curso prontos, assim você e nem eles perdem tempo com o processo.

Somente após estar com a carta de aceitação em mãos, é que você começa o processo para tirar o visto de estudante para o Canadá.

FATOS MUITO IMPORTANTES:

  • Se a instituição escolhida não é pública, confirme se eles estão participando do programa de PGWP (Post Graduate Work Permit – Permissão de trabalho após graduação) pois não são todas as escolas privadas que lhe darão suporte para solicitar este visto após você se formar.
    Link oficial sobre PGWP: http://www.cic.gc.ca/english/study/work-postgrad-who.asp

Links relacionados:

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

2 Comentários
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.