Exame da OAB: como fui aprovada de primeira

Não há fórmula secreta ou mágica para ser aprovado no exame da OAB, porém requer foco, disciplina e muita dedicação. Não é fácil, mas possível.

O intuito deste texto é compartilhar com vocês algumas dicas de estudo e como me preparei para a prova e consegui aprovação de primeira na OAB, quando ainda cursava o 9º período da faculdade.

Comemoração com a família após o resultado do exame da OAB

Comemoração com a família após o resultado do exame da OAB

Aproveite bem o período da faculdade antes do exame da OAB

Pode-se dizer que sempre fui uma aluna estudiosa e quando ingressei na faculdade para cursar o tão sonhado curso de direito, aproveitava e prestava atenção em todas as aulas, participava de todos os projetos de extensão e palestras. Isso me ajudou muito na prova da OAB, pois é impossível estudar na véspera da prova todo o conteúdo, assim sempre me vinha à memória aquela aula de determinado professor e acabava conseguindo responder a questão, ainda que fosse por eliminação.

Além disso, não queria ser como tantas pessoas que se formam e ficam anos em cursinhos estudando tudo que foi visto na faculdade.

Por isso, se você está no início da faculdade e já pensa na prova da OAB, comece agora e aproveite todas as aulas, sugue o máximo que você puder dos seus professores e estude por conta própria, você verá que no final valerá à pena.

Por que fazer a prova da OAB antes de formar?

Costumo brincar dizendo que o curso de direito é o mais ingrato de todos os cursos, isto porque se você termina a faculdade sem passar na OAB você não é nada, simplesmente bacharel, ao contrário de quem faz publicidade, jornalismo, letras entre outros, que ao se formar é publicitário, jornalista e professor.

Não sou contra a prova da OAB, pelo contrário, e por isso sempre tive comigo a vontade de terminar a faculdade como advogada, e tenho certeza que deve ser o anseio da maioria de vocês.

Por isso, não perdi tempo e na primeira oportunidade prestei a prova da OAB e isso aconteceu quando cursava o 9º período da faculdade. Já que é possível prestar o exame a partir do último ano de faculdade.

Como me preparei para a 1ª fase da OAB

Para a primeira fase da OAB estudei sozinha e não fiz cursinho preparatório. Lia muito a “Lei seca”, que nada mais é do que código sem comentários (Vade Mecum), além disso tirei cópia da apostila de uma colega que estava no cursinho (rs).

Como já tinha o hábito de estudar durante a faculdade optei por não fazer cursinho, além disso, trabalhava na área durante o dia e tinha faculdade à noite. Então meus fins de noite e finais de semana eram todos estudando.

Me dedicava mais às matérias com maior número de questões, afinal tinha que acertar no mínimo metade da prova.

Quando passei na primeira fase foi àquela euforia, gritei e corri pela casa toda. Havia vencido a batalha, mas não a guerra, afinal sabia que vinha pela frente a temida segunda fase.

Como me preparei para a 2ª fase da OAB?

Na segunda fase decidi me matricular em um curso preparatório e para a prova “prático profissional” escolhi meu amado DIREITO DO TRABALHO. Vou explicar porque “amado”.

Durante a faculdade e até depois de formar trabalhei em um Sindicato de Trabalhadores, por isso tinha contato diário com direito e processo do trabalho, e me apaixonei por ele, por isso não tive dúvidas de qual matéria escolher para a prova da segunda fase.

Agora se você tem dúvidas, a minha dica é optar pela matéria que você tenha mais afinidade, afinal de contas a prova será toda sobre aquela matéria e se for algo que você goste, o estudo será prazeroso e não uma obrigação.

Sei que muitos optam pela matéria com menos peças ou aquela que julgam que será a mais fácil e sobre isto existem várias teorias. Quem nunca ouviu falar “ah na última prova, direito administrativo foi a mais difícil, então nesta a FGV vai pegar leve”. Na minha época pelo menos, era assim e direito do trabalho era temido, ninguém escolhia.

Se você é como eu e adora direito do trabalho, indico o curso online do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva com a melhor equipe de professores de direito do trabalho em minha opinião: Renato Saraiva, Aryanna Manfredini e Rafael Tonassi!!!

Indico sem nenhuma ressalva, eles são maravilhosos. O professor Renato Saraiva é procurador do trabalho, muito direto, especifico e tem uma experiência que faz toda a diferença, a professora Aryanna além de ser linda e um amor de pessoa, tem o dom do ensino, sem contar que utiliza músicas para fixação da matéria que são SUCESSO, e o professor Rafael Tonassi é simplesmente FERA em súmulas e OJ’s.

Além disso, acompanhava o blog Portal Exame de Ordem que é uma parceria com o CERS, todo voltado para a prova da OAB com dicas, gabaritos, provas anteriores, notícias, vídeos e tudo o que diz respeito à prova.

Sei que muita gente não gosta de curso online, mas para mim deu muito certo, e isso requer muita disciplina. Por isso, se você só consegue aprender se tiver um professor presencial, uma sala e outros alunos não faça curso online.

Quais as vantagens de um curso online?

Se você é disciplinado verá as vantagens do curso online:

  • flexibilidade de horário: você pode aproveitar o máximo de tempo (finais de semana, feriados e madrugadas) e fazer seu próprio programa de estudos;
  • possiblidade de pausar e rever as aulas: isso para mim foi o melhor, pois caso o professor citasse um artigo, súmula ou OJ que eu não conhecia podia simplesmente pausar o vídeo e consultar. Além disso, é possível assistir mais de uma vez cada aula;
  • economia: como o curso é em casa você não perde tempo no trânsito e economiza no combustível ou passagem de ônibus, estacionamento e alimentação.

Por tudo isso, o curso online é uma ótima opção de estudo e eu indico.

Dicas para a prova da 2ª fase:

  • não é necessário decorar, você vai poder utilizar o código, aprenda a utilizá-lo e tenha raciocínio jurídico;
  • exercite todas as peças processuais, saiba todas, pois poderá cair qualquer uma;
  • não treine peças no computador, treine até seus pulsos doerem;
  • faça letra legível e tenha capricho;
  • evite erros, mas se ocorrer não DESESPERE, tenha calma. Apenas passe um risco e continue;
  • não dá tempo de “passar à limpo”. Utilize o rascunho somente quando necessário, faça apenas um esboço (esqueleto) e liste os pedidos;
  • não assine a prova de forma nenhuma;
  • cuidado com o TEMPO da prova;
  • comece pelas questões mais fáceis, isso lhe dará confiança e evitará perda de tempo;
  • controle o sistema nervoso, calma é fundamental; e
  • lute! Estude! e NÃO DESISTA!

Aprovação no exame da OAB

Vou confessar para vocês que não há sensação melhor do que ver seu nome na lista dos aprovados. É um misto de alegria e alívio, que só quem passou consegue entender e que com certeza você sentirá. Dá uma vontade de gritar e chorar ao mesmo tempo, pelo menos no meu caso, e você pensa o quanto valeu a pena todo estudo e esforço, das festas e passeios abdicados, das noites mal dormidas, dos finais de semana e feriados de dedicação. Tudo vale à pena!!!

Meu nome na lista de aprovados na OAB

Meu nome na lista de aprovados na OAB

Nunca vou me esquecer dos incentivos da professora Aryanna Manfredini que sempre dizia: “Treino duro, jogo fácil” e “Quanto mais a gente sofre nos treinamentos, menos sangra nos campos de batalha”, e isso é para você, que as vezes desanima durante essa caminhada, pense sempre na meta, na aprovação e que só depende de você mesmo.

Durante meu estudo, meu marido desenhou a carteirinha da OAB no meu caderno e escreveu “A sua carteira está aqui, só depende de você”, e toda vez que desanimava ou cansava de tanto estudar e treinar peças, olhava para o desenho e me renovava. Então se agarre naquilo que dá força, que te incentiva, fuja de pessoas pessimistas e que só te colocam para baixo.

Espero que minha história sirva de incentivo e que você consiga a sonhada carteira da OAB e entre para o time de Advogados.

Boa sorte e bons estudos.

Links úteis:

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

14 Comentários
    • Nayara Couto
    • Nayara Couto
    • Nayara Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.