A decisão do ano sabático para reciclagem profissional

Foram 8 anos de trabalho intenso, sem férias, e com uma carga horária de em média 14 horas por dia de dedicação, todos os dias. Em 2007 idealizei a criação de uma agência digital, na época era mais uma empresa de criação de sites, mas isso foi o começo, desde então segui com o sonho e perseverei para construção desta empresa, junto de pessoas incríveis que hoje vejo com muito orgulho e satisfação.

A empresa que fundei e idealizei foi a Bamboo Agência Digital, hoje com uma estrutura sólida, sócios qualificados, excelentes clientes e uma perspectiva extremamente forte de crescimento, mas quem nos acompanhou de perto sabe quantas batalhas tivemos que vencer, para encontrar as pessoas certas tivemos que errar bastante primeiro e vários outros aspectos que não vou aprofundar pois não é o intuito deste post.

O que é importante aqui é o momento da decisão de tirar um ano sabático, o que foi planejado com muita calma, pés no chão e sentindo o momento certo de seguir em frente com isso.

O que é o ano sabático?

O conceito do período sabático tem origem da religião judaica com a palavra hebraica shabbat que significa parar, cessar, ou melhor “o dia do descanso”.

Este período tem se tornado cada dia mais comum entre executivos e profissionais, e tem o objetivo de se afastar da rotina para se reciclar com cursos especializados, respirar ar fresco e repensar a vida e carreira.

Já existem empresas que incluíram o “ano sabático” como benefício no plano de carreira de seus executivos, talvez depois da minha experiência eu não faça essa sugestão aos meus sócios? Será Alex e Wenderlan?! (rsrs)

A decisão de tirar um ano inteiro para reciclagem profissional

Antes de começar minha empresa, já tinha tido algumas experiências no exterior, passei uma temporada nos Estados Unidos e após trabalhar 3 anos daqui do Brasil para uma agência canadense, acabei indo pessoalmente conhecê-los, o que foi maravilhoso e me trouxe um crescimento e maturidade muito grande.

Alguns anos atrás em conversa com alguns amigos do Canadá, recebi a indicação de um curso superior em uma universidade que tinha total ligação com minha vida profissional, o que poderia abrir meus horizontes e trazer um networking excelente.

Confesso que fiquei tentado, mas tudo na vida deve ser feito com muito pé no chão, planejamento e coragem, então respirei fundo e decidi que iria sim, mas no momento certo, iria esperar a hora certa, até porque tinha muita gente, trabalhos em andamento e empresas sob minha responsabilidade e não deixaria tantos anos de dedicação assim e sair parecendo um fugitivo, e olha, foi a melhor decisão que tomei.

Sede da Kwantlen University. Surrey Campus.

Sede da Kwantlen University. Richmond Campus.

No início de fevereiro de 2014, vi que seria a hora correta considerando o momento profissional e pessoal, então a universidade abriu novas vagas e comecei a aplicação, foram exigidos vários aspectos do meu perfil que tive que correr atrás para adequar, como uma ótima nota no exame do IELTS no modelo acadêmico, documentos específicos e outras características.

Fui levando em paralelo essa questão da universidade pois, não sabia se realmente daria certo, e também porque tinha que começar a pensar como iria fazer para delegar mais, descentralizar as rotinas da empresa para os outros sócios e também o momento de expor isso a eles para tomar a decisão final de realmente ir.

Após 4 meses, exatamente em junho, recebi a carta de aceitação da universidade, igual aqueles filmes americanos sabe? Foi ai que vi que tudo estava cooperando e fiz uma reunião com os sócios, abri o jogo sobre meu plano e a oportunidade de trazer muitas coisas novas para empresa, de forma muito incrível eu fui apoiado por eles e então começamos a acelerar um plano que já tínhamos em ação, o de conferir mais responsabilidades para todos e descentralizar um pouco as coisas de mim.

Bem, ainda faltavam muitas coisas, como concluir os projetos que estavam em andamento, deixar os meus sócios no front do dia a dia, aplicar para os vistos, avisar os clientes, juntar mais dinheiro e vários outros detalhes que quase me deixaram doente de tanto stress.

Mas quer saber? Tudo deu tão certo, mas tão certo que antes mesmo de sair, só de tomar esta decisão eu e minha esposa já aprendemos muitas lições como: planejar muito, saber esperar a hora certa, dar um passo de cada vez e ter coragem para executar tudo isso.

O ano que vem pela frente

Bem aqui vou mencionar nossas expectativas, pois ainda não saímos do Brasil e faltam algumas semanas para o início do nosso período sabático, mas estou indo cursar Business Management and Marketing na Kwantlen University em Vancouver, BC (Cidade incrível que conheci em 2007).

Minha esposa embalou no sonho de cabeça, sinceramente eu não esperava que ela estivesse tão empolgada e ansiosa assim, muito mais do que eu. (rsrs)

Eu vou estudar por tempo integral e minha esposa provavelmente vai trabalhar e estudar inglês, com certeza além do profissional vamos dar uma desacelerada no ritmo de vida (para honrar o ano sabático), curtir mais nosso casamento (antes de ter filhos), espero pescar bastante salmão nos rios de British Columbia, acampar muito, fazer mais amigos e cuidar mais de mim.

Foto que tirei Agosto de 2007 no Moraine Lake - Banff National Park, Alberta, Canadá.

Foto que tirei Agosto de 2007 no Moraine Lake – Banff National Park, Alberta, Canadá.

Este ano vai ser com certeza um ano incrível, que foi planejado e executado com muita prudência e calma, provavelmente vamos voltar em abril ou maio de 2016, com muita bagagem, energizados e muita história pra contar.

Convido você a ler o post no blog da Bamboo sobre minha viagem: Sócio-fundador da Bamboo fará conceituado curso internacional de negócios e marketing digital

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

4 Comentários
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.