Como levar dinheiro para viagem ao exterior?

Quando decidimos fazer uma viagem para o exterior, acabamos na maioria das vezes deixando a compra da moeda do nosso destino para o último caso, muitas vezes isso acontece por dúvidas na aprovação do visto e outros aspectos.

O certo seria planejarmos a compra da moeda com pelo menos oito meses de antecedência e comprar todo mês um pouco para criar uma média no valor da cotação do dólar, euro ou da moeda do nosso destino.

Levar dinheiro ao exterior

Levar dinheiro par ao exterior e várias moedas estrangeiras

Moedas estrangeiras

Bem, independente do momento, a verdade é que precisamos comprar, e surge sempre a dúvida: como vou levar meu dinheiro para o exterior? Levo tudo em dinheiro? Uso meu cartão de crédito? Compro um cartão de viagem pré-pago? Qual a opção mais barata?

Como este artigo está em um blog e não em um site de notícias, eu vou descrever o que na minha visão é a melhor opção.

Quando vou fazer alguma viagem sempre opto por levar um pouco em dinheiro, para gastos imediatos e para passar na checagem de imigração. É sempre bom e até necessário ter algo em mãos para não gerar desconfiança do oficial de fronteira, mesmo que tenha dinheiro em outra forma.

O restante eu completo com o cartão de viagem pré-pago, e esta na minha visão é a melhor opção por vários aspectos:

  • você sabe a cotação exata + IOF antes de comprar um valor X, e não precisa esperar o fechamento da fatura (no caso de cartão de crédito) para descobrir;
  • poder de negociação, como existem várias empresas de câmbio, você pode ligar e negociar, falar que vai comprar, por exemplo, US$ 5000 dólares americanos imediatamente e brigar pela menor cotação (Olha já consegui diferenças gritantes);
  • segurança, se perder o cartão ou for roubado eles tem a reposição de emergência e você não vai ficar na mão;

E por fim, sempre levo um cartão de crédito para emergências, e somente para isso! Para falar a verdade eu compro a passagem aérea e seguro com cartão de crédito para gerar milhas e porque dependendo do cartão você ainda tem descontos exclusivos.

Como faço o cartão pré-pago de viagem

Levar dinheiro ao exterior com Cartão Visa Travel Money da Cotação

Cartão Visa Travel Money da Cotação

Existem várias empresas de câmbio que vendem este cartão, eu sempre compro na mesma empresa, a Cotação do Banco Rendimento, como a minha empresa compra com eles também, eu tenho uma tarifa diferenciada, mas caso você não tenha relacionamento com nenhuma, você pode fazer o leilão que sugeri no início deste post que com certeza vai conseguir um preço bom na moeda.

Na compra do cartão pré-pago não existe uma tarifa ou checagem de crédito para obtê-lo, é ter o dinheiro pagar e pronto, o cartão está em suas mãos em 24h ou menos, inclusive personalizado com seu nome e na bandeira de sua escolha: Master ou Visa.

O susto do IOF

Em tempos de incerteza na economia brasileira, tivemos recentemente a mudança da regra do nosso governo, onde subiu o valor do tributo chamado IOF (Imposto Sobre Operações de Crédito) de 0,3% para 6.3% no cartão de viagem pré-pago para tentar desestimular a saída de dólares do país, medida que na minha visão não resolveu em nada, já que em 2014 batemos todos os recordes possíveis no envio de dinheiro para o exterior.

Como nossa economia não é e nem vai ser estável em um curto espaço de tempo, eu sempre tento fazer a compra de pouco a pouco analisando o melhor dia e momento para isso, no final gera uma boa economia.

Links úteis:

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

3 Comentários
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.