Brasil X Canadá: estudo profundo sobre as diferenças culturais

Durante meu curso de Gestão de Negócios e Marketing em Vancouver-BC uma das matérias que escolhi foi Organização Comportamental (Organization Behaviour) que abrange conteúdo das áreas da psicologia, sociologia e antropologia.

De forma resumida a OB trata de compreender o ser humano para prever atitudes e saber lidar com as diversas ações e reações das pessoas no ambiente profissional, tendo como objetivo a produtividade, motivação e qualidade de vida, e claro tudo com base cientifica.

Bem, mas vamos ao que interessa, uma das coisas que estudei foi a mundialmente reconhecida pesquisa do Dr. Geert Hofstede iniciada em 1970 e, que vem sendo aprimorada até hoje sobre as dimensões culturais que afetam ou influenciam o comportamento e resultados em uma organização, e achei EXTREMAMENTE interessante e relevante para os brasileiros que têm objetivo de fazer negócios, trabalhar ou imigrar para o Canadá.

A pesquisa coleta informações de profissionais de mais de 40 países e organiza em 6 macro categorias que com base nos estudos são as principais diferenças culturais que podem impactar o meio profissional, chamada de as Dimensões Culturais de Hofstede. Importante reforçar que este estudo é muito utilizado por empresas que querem iniciar atividades em outros lugares do mundo.

Com base nisso, fiz a comparação Brasil x Canadá para estudar as diferenças culturais, espero que de alguma forma possa lhe ajudar a se preparar e até entender melhor o comportamento das pessoas quando estiver lidando entre os dois países.

Veja a comparação:

Diferenças e Dimensões culturais entre Brasil e Canadá

Primeiro, compreenda o que são as 6 dimensões culturais de Hofstede: ( Não deduza apenas pelo nome, você pode se confundir. =D )

Distância de poder (Power Distance)

Medida em que os menos poderosos aceitam a desigualdade de poder.

Com 69, o Brasil reflete uma sociedade que acredita no respeito à hierarquia e as desigualdades entre as pessoas são facilmente aceitas. A diferente distribuição de poder justifica o fato de que, no geral, os mais poderosos tem mais benefícios do que os menos poderosos. Nas empresas, geralmente há um chefe que assume a responsabilidade completa. Símbolos de status e poder são muito importantes, a fim de indicar a posição social e “comunicar” o respeito que deve ser mostrado.

Com 39, a cultura canadense é marcada pela interdependência entre os seus habitantes e há valorização ao igualitarismo. Isso se reflete também pela falta do “status” e distinções de classe na sociedade. Hierarquia em organizações canadenses é estabelecida por conveniência, os superiores estão sempre acessíveis e gerentes dependem de funcionários e equipes para a obter os resultados necessários. É habitual os gestores e membros de equipe consultarem uns aos outros e compartilharem informações livremente. Com relação à comunicação, os canadenses valorizam uma troca direta de informações. (Objetividade)

CaracterísticasDicas
Alta Pontuação – BrasilEmpresas com poder de decisão extremamente centralizados

Forte hierarquia

Grandes diferenças salariais, autoridades e status

Reconheça ou respeite o poder da liderança

Busque contato com a alta administração

Busque respostas nas reuniões de alto nível

Menor/Baixa Pontuação – CanadáOrganizações mais horizontais

Líderes e subordinados são considerados praticamente como iguais.

Utilize o trabalho em equipe

Envolva o maior número de pessoas possível ao tomar alguma decisão.

Individualismo x coletivismo (Individualism)

Individualismo: pessoas cuidam apenas de si mesmas e suas famílias próximas. A privacidade é extremamente respeitada, com poucas conexões interpessoais, e responsabilidades muito personalizadas.
Coletividade: pessoas pertencem a grupos (famílias, organizações, etc.) que cuidam delas em troca de lealdade.

O Brasil pontuou 38, o que significa que as pessoas são integradas em grupos (de qualquer natureza inclusive religioso), especialmente representadas pela família, incluindo tios, tias, avós e primos e que continuam protegendo uns aos outros em troca de lealdade. Este é um aspecto importante no ambiente de trabalho também, onde, por exemplo, é esperado que um parente mais velho e poderoso que se tenha na família possa “ajudar” um sobrinho, por exemplo, a ser contratado para um trabalho em sua própria empresa. No mundo dos negócios é importante construir relacionamentos duradouros e confiáveis: uma reunião geralmente começa com conversas gerais, a fim de conhecer uns aos outros antes de fazer negócios. O estilo de comunicação preferido é detalhado (Inclusive de questões pessoais).

O Canadá com 80 nesta dimensão (a pontuação mais alta entre todos os países) é considerada uma cultura individualista. Semelhante ao seu vizinho americano, isso se traduz em uma sociedade levemente unida em que a expectativa é de que as pessoas cuidem de si mesmas e suas famílias próximas (somente os país geralmente). Da mesma forma é no mundo dos negócios, os funcionários devem ser auto-suficientes e mostrar iniciativa. Além disso a contratação e promoção são por puro mérito.

CaracterísticasDicas
Alta Pontuação – CanadáAlta valorização do tempo das pessoas e sua necessidade de liberdade.

Apreciação por desafios, e expectativa de recompensas para o trabalho duro.

Respeito à privacidade.

Reconheça ou recompense as realizações.

Não peça ou pergunte muita informação pessoal.

Incentive o debate e expressão de idéias próprias.

Menor/Baixa Pontuação – BrasilÊnfase na construção de habilidades para se tornar especialista de alguma coisa.

Trabalha por recompensas intrínsecas. (Sentimento de realização)

Harmonia é mais importante do que a honestidade.

Mostre respeito pela idade e sabedoria.

Suprima sentimentos e emoções para trabalhar em harmonia. (O bem coletivo é mais importante do que o bem pessoal)

Respeite as tradições e aplique mudanças lentamente.

Masculinidade x feminilidade (Masculinity)

Masculinidade: os valores dominantes na sociedade são o sucesso e conquistas.
Feminidade: os valores dominantes são qualidade de vida e cuidado ao próximo.

O Brasil marca 49 e o Canadá 52 e podem ser considerados como sociedade moderada neste quesito. Enquanto os canadenses se esforçam para atingir padrões elevados de desempenho no trabalho e lazer, o aspecto em relação a realização, sucesso e vencer sempre, é mais leve quando comparado com os EUA, por exemplo. Da mesma forma, os canadenses também tendem a ter um equilíbrio entre vida profissional e são suscetíveis a ter tempo para desfrutar de atividades pessoais, reuniões de família e vida em geral. Isso não quer dizer que os canadenses não trabalham duro. Como regra geral, os canadenses se esforçam para atingir padrões elevados de desempenho em todos os empreendimentos, tendo como foco a produtividade e assertividade.

CaracterísticasDicas
Alta PontuaçãoHá uma distinção bem definida entre o trabalho de homens e o trabalho das mulheres.Esteja ciente de que as pessoas podem esperar diferentes responsabilidades entre homem e mulher.

Evite discutir sentimentos ou tomar decisões com base em emoções.

Menor/Baixa PontuaçãoUma mulher pode fazer qualquer coisa que um homem pode fazer.

Mulheres poderosas e bem-sucedidas são admiradas e respeitadas.

Evite a mentalidade de clube dos meninos.

Certifique-se de que os projeto e as práticas não sejam discriminatórias para ambos os sexos.

Trate igualmente homens e mulheres.

Aversão à incerteza / Ansiedade (Unvertainty Avoidance)

Reflete o grau de ansiedade da população perante situações incertas ou duvidosas. À medida em que as pessoas se sentem ameaçadas por incertezas e ambiguidades, tentam evitar tais situações.

Com 76, o Brasil teve uma pontuação alta, assim como a maioria dos países latino-americanos. Essas sociedades mostram uma forte necessidade de regras e sistemas jurídicos, a fim de estruturar a vida. Fraca tendência do indivíduo em obedecer às leis. Na perspectiva do Brasil, a burocracia, leis e regras são muito importantes para tornar o mundo um lugar mais seguro para se viver. Os brasileiros sentem a necessidade em ter bons e relaxantes momentos na sua vida cotidiana, seja conversando com colegas, desfrutando de uma longa refeição ou saindo para dançar. Devido à sua alta pontuação nesta dimensão, brasileiros são pessoas muito apaixonadas e extravagantes: emoções são facilmente exibidas em sua linguagem corporal.

O Canadá marcou 48 nesta dimensão. Este é um indicativo da abertura para novas idéias, produtos inovadores e uma vontade de experimentar algo novo ou diferente, referente a tecnologia, práticas de negócios ou produtos de consumo. Os canadenses também são tolerantes com idéias ou opiniões de qualquer um e permitem a total liberdade de expressão.

CaracterísticasDicas
Alta Pontuação – BrasilConduta empresarial muito formal, com muitas regras e políticas.

Precisam e esperam estrutura.

Senso de nervosismo rejeita altos níveis de emoção e expressão.

As diferenças são evitadas.

Seja claro e conciso sobre suas expectativas e parâmetros.

Planeje bem e prepare-se, forneça planos detalhados e concentrar-se nos aspectos táticos do trabalho ou projeto.

Expresse suas emoções através de gestos e conversas.

Menor/Baixa Pontuação – CanadáAtitude informal nos negócios.

Mais preocupação com a estratégia de longo prazo do que o que está acontecendo diariamente.

Aceitação de mudança e riscos.

Não imponha regras ou burocracia desnecessária.

Minimize sua reação pelo ímpeto (emocional), acalme-se, analise a situação com mais frieza antes de falar.

Expresse curiosidade e interesse de forma positiva quando descobrir diferenças.

Orientação a longo prazo x curto prazo (Long Term Orientation)

A medida em que as pessoas mostram uma perspectiva pragmática e orientada ao futuro ao invés de um ponto de vista normativo e de curto prazo.

Canadá marca 36 nesta dimensão, sendo considerada uma sociedade normativa. Pessoas em tais sociedades têm uma forte preocupação com o estabelecimento da verdade absoluta. Apresentam grande respeito pelas tradições, tem uma pequena propensão a poupar para o futuro e foco na obtenção de resultados rápidos.

CaracterísticasDicas
Alta PontuaçãoA família é à base da sociedade.

Os pais e os homens têm mais autoridade do que os jovens e as mulheres.

Forte ética de trabalho.

Alto valor colocado em educação e formação.

Mostre respeito pelas tradições.

Não exiba extravagância ou tenha comportamento leviano.

Recompense perseverança, lealdade e compromisso.

Evite fazer qualquer coisa que possa causar a perda de credibilidade para alguém.

Menor/Baixa PontuaçãoPromoção da igualdade.

Alta criatividade, individualismo.

Trate os outros como você gostaria de ser tratado.

Auto-realização é objetivo de vida.

Dê o exemplo sobre as normas e regras que criou.

Seja respeitoso com os outros.

Não hesite em implementar as mudanças necessárias.

Indulgência x Restrição (Indulgence)

A medida em que as pessoas tentam controlar seus desejos e impulsos. Um controle relativamente fraco é chamado Indulgência e, relativamente forte é chamado Restrição.

O Brasil marca 59 e o Canadá 68, ambos são classificados como uma sociedade indulgente. As pessoas em sociedades com alta pontuação geralmente apresentam uma vontade de realizar seus impulsos e desejos em relação a aproveitar a vida e se divertir. Eles possuem uma atitude positiva e tem uma tendência para o otimismo. Além disso, eles colocam um maior grau de importância em momentos de lazer, para agir com muita liberdade.

CaracterísticasDicas
Alta Pontuação – Indulgência (Brasil e Canadá)Busca da felicidade e da alegria.

Menor ansiedade com prazos e compromissos.

Não adote uma posição muito severa ou rígida.
Menor/Baixa Pontuação – RestriçãoEmoções contidas.

Extrema seriedade no cumprimento de prazos e compromissos.

Seja pontual.

Anote e respeite os compromissos.

Evite piadas e brincadeiras.

Diferenças culturais entre a parte do Canadá que fala Inglês e Francês

Enquanto as descrições aqui tratam do Canadá em uma visão geral, existem pequenas diferenças culturais entre anglófonos (onde se fala inglês) e francófonos (onde se fala francês) canadenses (Quebec.).

Em comparação com os anglófonos, os francófonos são mais formais, consideram mais a hierarquia, foco moderado nos relacionamentos e mais emocionalmente expressivos.

Os índices de Quebec são:

  • Distância de poder (Power Distance) – 54
  • Individualismo x coletivismo (Individualism) – 73
  • Masculinidade x feminilidade (Masculinity) – 45
  • Aversão à incerteza / Ansiedade (Unvertainty Avoidance) – 60

Fonte e Links da pesquisa:

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

12 Comentários
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.