Aprender inglês pra valer: mitos e verdades

Todos nós em algum momento da vida vamos precisar ter uma certa habilidade com inglês, alguns mais outros menos, e a verdade é que quanto maior seu nível mas acesso você tem a oportunidades por todo o mundo, afinal inglês é o idioma universal.

A questão é que aprender inglês é necessário e muitos sofrem tentando alcançar a tão sonhada fluência, muitas vezes por caírem em promessas de escolas e professores que iludem com o famoso “Fluência em 1 ano” ou até “Fluência de inglês em 4 meses”.

Após estudar inglês no Brasil, passar uma temporada nos Estados Unidos e me formar em uma faculdade no Canadá, vou compartilhar o que vejo como mitos e verdades sobre o processo de aprendizado.

1) A “fluência” brasileira não é fluência em países de língua inglesa (Verdade)

Quando alguém no Brasil diz ser fluente em inglês, geralmente vai ser considerado nível intermediário nos países que tem o inglês como primeira língua.

Isso porque no Brasil consideramos em senso comum “fluência” alguém que consegue se virar pedindo comida em restaurante, sabe traduzir algumas músicas, sabe algumas expressões e para por ai.

Fluência para nativos é outra coisa, é você saber ler e compreender claramente qualquer conteúdo seja ele profissional, noticiário, científico, acadêmico, é saber escrever com clareza e objetividade expressando suas ideias com profundidade, saber conversar e discutir assuntos de economia, política, lazer, vida, espiritualidade, enfim.

Temos muito foco na conversação e esquecemos os outros 3 conhecimentos (Listening, Writing and Reading) e é aqui que ficarmos para trás.

2) Fluência em 1 ano ou 4 meses (Mito)

Levando em consideração o que eu disse acima, a verdadeira fluência não é obtida em 1 ano e muito menos em 4 meses, esqueça isso!

Conversando com uma professora nativa de inglês (certificada) que atua a mais de 20 anos na área respondeu que começando do zero e estudando todos os dias uma pessoa leva em média de 3 a 5 anos para obter fluência. Isso vai depender da dedicação diária e exposição ao idioma.

Falou e disse quem entende, não fui eu! =D

3) Só aprende inglês quem estuda fora do país. (Mito)

É verdade que experiências em intercâmbio e viagens vão lhe ajudar e muito para praticar e melhorar seu nível de inglês, porém, é possível sim ter fluência e dominar bastante o idioma ai do Brasil, tudo vai depender da sua disciplina, constância, coragem e dedicação.

Hoje em dia temos ótimas formas de aprendizado como: cursos online, professores particulares pela internet, redes sociais, jogos, filmes, canais do YouTube e muito mais.

Nunca foi tão fácil ter acesso a conteúdo original e nativo como atualmente.

4) Estudar inglês um pouco todos os dias é melhor que entrar em curso intensivo (Verdade)

Cursos intensivos são importantes, mas não podem e não são mais efetivos do que a constância diária nos estudos, eu acredito que se todos os dias você parar por 1 hora e estudar inglês vai lhe acrescentar mais do que ir para um curso e não ter rotina diária.

Gosto muito desta frase:

“I fear not the man who has practiced 10,000 kicks once, but I fear the man who has practiced one kick 10,000 times.” traduzindo/interpretando “Eu não temo o homem que praticou de uma só vez 10.000 chutes, mas temo o homem que praticou um chute por dia 10.000 vezes.” Bruce Lee

Ter perseverança e constância pode fazer muita diferença no seu avanço com idioma.

5) Paciência e dedicação são os principais fundamentos para estudar inglês (ULTRA MEGA POWER PUMPER GERGELIM VERDADE)

Depois de muito esforço aprendi e gosto de dizer que “Se aprender algum assunto está difícil não significa que você não é inteligente o bastante pra ele, seja este o que for, apenas significa que está se dedicando menos do que o necessário.”.

Tenha paciência com você, aprender outro idioma leva tempo, não tente aprender tudo de uma só vez da noite para o dia, isso não vai acontecer.

Compreenda as suas dificuldades, reconheça, trabalhe para melhorá-las e procure por métodos, canais e formas que sejam mais prazerosos para dedicar tempo e estudar inglês.

Não existe fórmula mágica, existe paciência e dedicação.

Por fim, nunca vamos parar de aprender, NINGUÉM SABE TUDO, nem quem nasceu e cresceu falando e estudando o idioma, somos eternos aprendizes, então quanto mais cedo começar, mais rápido vai evoluir.

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

4 Comentários
    • Bruno Bueno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.