10 dicas para acampar no inverno

Camping no Lone Duck – Manning Park

Acampar no inverno para muitos pode soar como algo extremo ou impossível. Na verdade existem várias razões pelas quais acampar no inverno pode ser incrível: primeiro não vai ter tumulto de pessoas e você vai sentir uma paz diferente, segundo não tem mosquitos e ursos (já que a maioria estará hibernando), e por último a beleza da neve tem um charme diferente.

A diferença entre uma experiência incrível ou uma noite traumatizante é a preparação com equipamento adequado.

Nós já acampamos em temperaturas negativas, chegando a pegar -20 C e foi muito melhor do que esperávamos. Quer saber o que fizemos? Aqui estão as 10 dicas importantes para acampar no inverno:

01 – Equipamentos adequados para acampar no inverno

Barraca: É importante que você tenha uma barraca de inverno (4 estações) ou no mínimo uma de 3 estações, que tenha uma segunda “layer” (cobertura) que vá até o chão para proteção contra a neve e vento e, por fim, o ideal é que tenha um avanço (pequena área coberta) na parte da frente da barraca para que você possa cozinhar e guardar seu equipamento caso esteja nevando ou chovendo forte.

Saco de dormir: Para garantir uma noite quente e confortável tenha saco de dormir com preenchimento de down (pluma de ganso), formato sarcofágo e adequada à temperatura que estará exposto.

Escrevemos um outro post com mais detalhes de como funciona temperatura de conforto, limite e extrema dos sacos de dormir e como escolher o melhor.

Colchonete auto-inflável: Além do conforto, ter uma camada à mais na hora de dormir vai te manter mais aquecido.

Isolante Térmico: É essencial manter o nosso corpo fora de contato com o solo na hora de dormir, pois o solo capta o calor que é produzido e consequentemente o nosso corpo não consegue se manter aquecido.

O isolante térmico faz muuuuuita diferença no conforto do seu sono no camping.

A parte metalizada deve ser voltada para cima para minimizar a perda de calor por irradiação. A ideia é que a parte metalizada permite a reflexão de parte do calor irradiado pelo nosso corpo de volta para o nosso corpo, e a parte de espuma isole o contato com o solo. 

Quando vamos acampar gostamos de montar nosso equipamento em camadas da seguinte forma: manta térmica cobrindo o fundo da barraca, manta de tecido que ameniza a friagem dentro da barraca, o isolante térmico, colchonete auto-inflável e o saco de dormir.

Cadeira: Leve sua cadeira de acampamento ou use seu isolante térmico como almofada para que você não tenha que se sentar diretamente na neve. É a melhor maneira para seu conforto quando for acampar.

02 – Roupas essenciais para te manter aquecido

Segunda pele de Merino Wool: Não vista roupa de algodão em contato com a pele, pois ela absorve suor a outras umidades tais como chuva ou neve se mantendo molhada e isso vai te deixar com mais frio. Ao invés disso, vista segunda pele de Merino Wool ou tecido sintético tipo polyester.

Fique atendo também à porcentagem de Merino Wool da sua roupa, o ideal para o inverno e pra que realmente faça a diferença é que seja no minímo 80% ou mais de Merino Wool.

Meias de inverno: Vista meias térmicas e de preferência de Merino Wool também.

Luvas e touca: Acessórios essenciais para proteção contra o frio e vento.

Jaqueta puffy de down: Esse tipo de jaqueta proporciona um imsenso conforto naqueles dias extremamente frios.

Jaqueta à prova d’água: Tenha sempre uma jaqueta à prova d’água. Ela vai te proteger contra contra e neve, além de manter a sua puffy jacket seca já que essas não são tão eficientes quando molhadas.

Também já escrevemos um post sobre como escolher a melhor jaqueta à prova d’água.

Calça de esquiar ou impermeável: O importante é que você esteja protegido contra a umidade da neve ou chuva. Nós gostamos da calça de esquiar porque elas são bem resistentes, além de te manter super quente.

Aqui é como nos vestimos para acampar na neve: segunda pele de Merino Wool, blusa adicional de moletom, jaqueta puffy e por cima de todas as camadas a jaqueta à prova d’água. Na parte de baixo, a calça de Merino Wool e a de esquiar.

03 – Cuidados para evitar frostbite

No inverno as nossas extremidades são as partes mais expostas à congelamento (frostbite). Assim, tenha cuidado redobrado com as mãos, pés, nariz e orelha.

Use sempre luvas, touca e bota de inverno com isolamento térmico e que seja à prova d’água.

Modelo da nossa bota de inverno

Ter warmers é uma boa idéia para mater suas mãos e pés quentes. Os warmes da marca “Hot hands” é o melhor que já testamos até agora, e nós gostamos de colocá-los dentro da nossas luvas e meias.

Crédito da imagem: Amazon

04 – Multi-usos da garrafa térmica

Tenha sempre uma garrafa térmica com água quente, chá ou café para te manter aquecido de dentro para fora.

Outra utilidade da garrafa térmica é aquecer o seu saco de dormir antes de deitar. Desde que aprendemos essa dica nossas noites no frio foram muito mais confortáveis.

O que fazemos? Antes de dormir sempre fervemos água, colocamos dentro da garrafa e depois dentro do saco de dormir para tirar aquela friagem que sempre fica antes de deitar.

Gostamos de usar uma garrafa de alumínio porque aquece muito mais, ou pode ser de plástico mesmo. Tenha cuidado para não se queimar e tenha certeza de fechar bem a tampa da garrafa que escolher.

Crédito da imagem: rei.com

05 – Equipamentos para cozinhar

Cozinhar no inverno pode ser o desafio se não estiver com o equipamento adequado.

Tenha certeza de levar seu fogareiro e testá-lo para ver se não está entupido e funcionando bem como o gás. Ficar sem fogão e gás significa ficar sem comida, sem água quente e consequentemente acabar com a alegria do camping.

O melhor tipo de gás para se utilizar no inverno é o líquido.

Crédito da imagem: MEC

O de butano funciona também, porém requer mais atenção. Usar alguma base de madeira por exemplo melhora o desempenho do gás, pois o contato com a neve faz com que ele congele.

Outra alternativa é colocar o gás dentro da água, isso ajudará a manter a temperatura acima de zero.

06 – Dez itens essenciais

Como em qualquer acampamento você deve estar equipado com os 10 itens essenciais sempre. Para mais informações e a lista completa dos 10 itens essenciais confira nosso post especial sobre o asunto.

07 – Atenção à hora do pôr-do-sol

Esteja atento à hora que o sol se poe na região em que for acampar para poder planejar suas aventuras e atividades, especialmente se pensa em fazer alguma trilha de snowshoe.

Caso saia para explorar lembre-se sempre de levar os 10 itens essenciais e especialmente lanterna de cabeça com bateria extra. (Lembre-se: baterias e pilhas duram bem menos no frio)

08 – Onde montar a sua barraca

A neve fofa e solta tem maior probabilidade de derreter pelo calor do corpo o que vai se tornar muito desconfortável para dormir. Por esse motivo, antes de montar sua barraca, ande com seus snowshoes (sapato de neve) ou até mesmo com suas botas sob o local que pretende montar sua barraca para que a neve fique compacta.

09 – Equipamentos de segurança para avalanches

Se você estiver viajando em terreno passível de avalanche, é fundamental que você tenha participado de algum curso prático sobre avalanche e resgate, que carregue os três itens abaixo e, principalmente saiba como usá-los:

Crédito da imagem: Amazon.ca

Transceptor de avalanche: Equipamento que emite um sinal para outros transceptores para captação. Quando alguém é enterrado em uma avalanche, a equipe de resgate usa seus transceptores para procurar a vítima.

Sonda: É uma haste dobrável com marcações de profundidade ( geralmente até 3 metros de comprimento) para sondar a neve e ajudar a encontrar vítimas após alguma avalanche.

Pá de neve: É essencial para desenterrar vítimas de avalanches. É também uma ferramenta que pode ser usada para nivelar o local onde irá montar a sua barraca ou cavar um abrigo de neve.

10 – Plano de viagem

Sempre deixe um trip plan (plano de viagem) com um amigo ou familiar, tenha algum tipo de equipamento de navegação digital (com versão impressa como alternative) e um comunicador por satélite.

É muito difícil o resgate no inverno já que os rastros são rápidamente cobertos por neve, por isso é super importante saber bem onde vai com meios de pedir ajuda se necessário.

Se você nos acompanha nas redes sociais @jovensaventuras já sabe que não saímos para qualquer trilha ou acampamento sem o nosso comunicador por satélite. Ele é excelente, preciso e completo pois, possibilita comunicação com a família por mensagem de texto, oferece serviço de S.O.S. (emergência/socorro) com monitoramento 24 horas em qualquer lugar do mundo, e em alguns modelos é possível utilizar o GPS e traçar sua rota.

Confira mais detalhes sobre o nosso inReach aqui.

Vale ressaltar que este post tem a intenção de compartilhar a nossa experiência e dicas do que funciona quando vamos acampar no inverno. Certifique-se de estar preparado e ter as técnicas adequadas de segurança antes de se envolver em qualquer atividade ao ar livre.

Esquecemos alguma dica? Deixe nos comentários abaixo e vamos adorar saber o que vocês indicam para acampamento no inverno.

Boas aventuras!

GRÁTIS! CADASTRE-SE E RECEBA ALERTAS DE NOVOS POSTS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Totalmente Grátis! Cadastre-se e receba novidades do blog.
  • Receba tudo em primeira mão;
  • Alerta de novos posts;
  • Novidades exclusivas;
  • Sem SPAM, respeitamos sua privacidade.

Preencha o formulário abaixo:

GRÁTIS! Clique aqui e cadastre-se.